AS ARMAS

Neemias 6:3 – “E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; porque cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?”

Introdução

Jerusalém havia sido invadida. Muitos de seus habitantes levados cativos e a cidade grandemente destruída. Esdras com um grupo já havia retornado a Jerusalém e reedificado o Templo do Senhor.
Neemias se encontrava em Susã, na Pérsia e através de Hanani, que retornava de Jerusalém toma conhecimento da situação em que se encontrava a cidade.

Busca então do Senhor a ajuda para a solução do problema, orando e jejuando. Neemias 1:4
Como copeiro do rei, vai a sua presença e de maneira maravilhosa recebe ajuda, e toda providência é tomada para que ele retorne a Jerusalém e inicie juntamente com o povo a restauração dos muros e das portas da cidade. Neemias 2:17-18

Desenvolvimento

Levantam-se então os inimigos da obra. Neemias 2:19-20

Já com a luta iniciada restauram-se as portas (Neemias 4:1 a 3) e prossegue-se o trabalho. Nada os intimidou. Como na obra do Espírito Santo em que estamos empenhados de toda forma o inimigo tenta nos atemorizar.
No Cp: 6, lemos que os inimigos da obra tentando desanimar os servos e fazer parar a obra, por cinco vezes enviam mensageiros pedindo que Neemias viesse ter com eles no Vale de Ono, para juntos se congregarem. Neemias conhecia os seus intentos e mandou-lhes sempre a mesma resposta.

“Estou fazendo uma grande obra de modo que não poderei descer…” – Neemias 6:3.

1 – Descer significava parar a obra, retroceder, ir ter com o inimigo. Não há condição de parar a obra e muito menos dialogar com o inimigo.

2 – Neemias tinha autoridade para dizer não ao inimigo porque fazia uso das armas que são poderosas em Deus para destruir as fortalezas. II Cor 10:4

3 Cinco afrontas – Cinco meios de resisti-las
A palavra de Deus nos faz entender que assim como Davi buscou nas águas do ribeiro as pedras com as quais foi enfrentar o gigante Golias, estas 5 pedras estão também a nossa disposição como meios de graça para vencermos todas as lutas.

São elas:
1 – Oração – Clamor – Neemias 1:4
2 – Jejum – Neemias 1:4 – Ao saber do estado dos muros e portas orou e jejuou.
3 – Madrugada – Neemias 8:3 – Se reuniram desde a alva até ao meio-dia.
4 – Palavra – Neemias 8:3 e 8:8 – Leram a Palavra declarando e explicando.
5 – Louvor – Neemias 8:5-6 – Esdras abriu a Palavra e o povo se pôs de pé, louvou ao Senhor e respondeu Amém!

Conclusão

Amém!
A salvação é uma manifestação da graça de Deus para conosco – pela graça de Deus a recebemos.
A graça de Deus para conosco é a sua bênção que nos é concedida p elo seu amor para conosco.

Para recebermos as bênçãos do Senhor pela sua graça (amor, favor) o Senhor nos deixou estas armas infalíveis. Os meios de graça, ou seja, a maneira de como buscarmos nossas bênçãos.


Mais conteúdo

Porque a graça de Deus se há manifestado – Tito 2:11

CHEGUEMOS COM CONFIANÇA – Hebreus 4:16

OS QUE ESCAPARAM – Jeremias 51:50

O NOME DA BÊNÇÃO É JOÃO – Lucas 1:13

A EDIFICAÇÃO DO TEMPLO DO SENHOR – 1 Crônicas 28:10