VALORIZAR A SALVAÇÃO

Jonas 2:8 – “Os que observam as vaidades vãs deixam a sua própria misericórdia

Em outras versões: “Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso”. Jonas 2:8 RA.

INTRODUÇÃO

Jonas foi profeta da região da Galiléia, região esta que por sua proximidade com outros povos, era formada por uma miscigenação, o que levou muitos galileus a deixarem de cumprir com fidelidade os mandamentos do Senhor e passarem a cumprir rituais pagãos. Decorrente dessa mistura, os galileus eram discriminados pelos religiosos, como se vê em João 7:52 (Examina e verás que nenhum profeta surgiu da Galiléia).

DESENVOLVIMENTO

Nós, assim como Jonas, fomos formados do meio de um povo impuro, de práticas que desagradam ao Senhor, sofremos preconceito dos religiosos porque não temos tradição, conhecimento, estudos, mas temos o mais importante que é o chamado de DEUS em nossas vidas e o Espírito Santo para nos guiar.
O Senhor chamou Jonas para uma missão, para realizar uma obra, mas ele em determinado momento falhou e quis mudar segundo tudo segundo seu desejo.

Jonas faz uma breve oração e nessa oração ele reconhece que o que observa as vaidades vãs deixa a sua própria misericórdia ou o misericordioso.
Amados, observar as vaidades vãs é querer achar que o homem é alguma coisa, que o homem sabe de algo, que sua razão, seus pensamentos, seu achismo serve para algum fim profético, onde que sabemos que nossa vontade é nada diante da vontade do Senhor.

Observar as vaidades vãs é seguir pelo caminho da desobediência, da inflexão, da soberba, do orgulho, do sentimento humano; Jonas achava que podia fugir dos propósitos de Deus. Dentro da igreja, no nosso lar, trabalho, não podemos nos deixar levar por vaidades vãs, por achismo ou por orgulho, maltratar o Espírito Santo.
Jesus é a misericórdia de DEUS enviado para nosso resgate, Ele se entregou para nos d ar um sentido à nossa vida vã, nos fazer ter um caminho, ter um projeto, ter destino, ter uma esperança.

CONCLUSÃO

Não precisamos estar no ventre do peixe, no fundo do poço para lembrar -nos o quanto tínhamos tudo na presença do Senhor, esse tudo se chama Jesus – a nossa salvação -segurança, cura, livramento, vitória, libertação, redenção… Valorizemos hoje o chamado do Senhor, a missão que Ele apresentou para nós. Há muitos ninivitas ao nosso redor e através de nós eles serão alcançados, porque Ele é misericordioso, teve misericórdia de nós e continua tendo até o dia do Senhor.

Maranata! O Senhor Jesus vem!


Mais conteúdo

MISERICÓRDIA SALVA – Lamentações 3:22

CHEGUEMOS COM CONFIANÇA – Hebreus 4:16

JESUS É A ALEGRIA DA SALVAÇÃO ‬ – João 16:22

Porque a graça de Deus se há manifestado – Tito 2:11

O SANGUE QUE NOS DÁ VIDA – Judas 1:11

Clamaram fortemente a Deus – Jonas 1:1-2; 3:7-8

Os 5 degraus que Jonas desceu – Jonas 1:3

Pecado | As seis descidas de Jonas – Jonas 1:3

As consequências por não ouvir a voz de Deus – Jonas 1:1

O sinal do profeta Jonas – Mateus 12:38-39

O que subiu aos Céus – Jonas 1:1-2; 3:7-8


Conheça o nosso Parceiro Portal Revelação. São milhares de Pregações e Sermões Bíblicos de alta qualidade.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.