A PROVIDÊNCIA DE DEUS‬

1 Reis 17:12 ” Porém ela respondeu: Tão certo como vive o Senhor teu Deus nada tenho cozido; há somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui, apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho; comê-lo-emos e morreremos.”

INTRODUÇÃO

Israel estava passando por um período difícil, não chovia e a fome estava alcançando a muitos.
Consequência do pecado que predominava entre o povo.
Essa situação era profética, pois aponta para os nossos dias hoje, o mundo está vivendo a mesma experiência, a Palavra de Deus diz que nos últimos dias haveria fome e sede, não de água nem de comida mas de ouvir a Palavra do Senhor.

DESENVOLVIMENTO

É neste contexto que surge a história de uma mulher viúva mãe de um único filho. A Palavra nos diz que quando Elias chegou aquele lugar, encontrou a mulher apanhando cavacos, o dia em que o Senhor nos encontrou também foi assim, estávamos apanhando “cavacos”, pois o que o mundo pode nos dar é apenas “cavacos”.

A mulher sabia o que estava acontecendo com ela e seu filho e procurou resolver a situação…
A solução que o homem encontra no mundo é aquilo que o mundo pode nos dá, a providência encontrada por ela estava em “dois cavacos”, cavacos são pequenos pedaços de madeira; a madeira é tipo do recursos do homem que são insuficientes para trazer solução para o próprio homem. Deus tinha uma benção para aquela mulher enviando Elias, naquele momento Elias representava a Providência de Deus em sua vida.

Quantas vezes nos encontramos como aquela mulher, na ânsia de encontrar soluções para os problemas que surgem em nossas vidas, nossa família, começamos também a apanhar cavacos, providências de homem, insuficiente para resolver e as consequências pode nos levar a morte, morte da família, casamento e principalmente a morte espiritual; havia um juízo de morte e o recurso que ela encontrou não traria solução para ela, a providência humana (cavacos) se mostrou ineficaz.

Elias é um tipo do Senhor Jesus, a providência de Deus para as nossas vidas. O juízo foi cancelado pelo seu sacrifício, o milagre que o mundo não pode fazer, a vida em abundância que Ele nos trouxe.

CONCLUSÃO

Este é o momento para você deixar de apanhar os cavacos que o mundo têm e aceitar o Senhor Jesus como Salvador que é a providência de Deus para a suprir todas as suas necessidades.


BEM AVENTURADO O QUE GUARDA A PROFECIA – Apocalipse

MENSAGENS PARA FAMÍLIA – 1 Samuel 17:17-18

O SENHOR ESTÁ ACIMA DAS NOSSAS NECESSIDADES – Salmo

JESUS É A ALEGRIA DA SALVAÇÃO ‬ – João 16:22

OS QUE ESCAPARAM – Jeremias 51:50